quarta-feira, 14 de abril de 2010



ESTRELÍSSIMA

Era uma estrelinha bem pequenina, vivia perdida, lá no céu, no inicio das galáxias cheias de estrelas. Um dia, a estrelinha acordou muito triste, olhando o sol, e ficou lá estrelando os seus pensamentos.
- O que adianta meu brilho? Eu sou tão pequena, tem tanta estrela bonita brilhando no céu. Veja a estrela-d´alva, as três Marias, todas estrelas importantes. Se elas de repente sumirem do céu todo mundo vai ficar preocupado.
- Eu não. Ninguém sabe que eu existo, acho que eu vou parar de brilhar.
E cada dia foi brilhando menos. Parecia um vaga-lume no mato. Não prestava mais atenção ao nascer e ao pôr-do-sol. Não ligava para as fases da lua, tanto fazia se era lua cheia, nova, quarto crescente ou minguante.
Ela só queria dormir no infinito. Até que um dia o sol que cuida muito das estrelas ficou preocupado com a fraqueza do seu brilho e mandou um dos seus raios conversar com ela.
O raio ficou calado um tempão.
Depois falou sorrindo:
- O que seria do céu se todas as estrelinhas pensassem assim?
O brilho do céu depende da soma de todas as estrelinhas. Todas são importantes. Nenhuma luz pode se apagar do céu.
- O destino da estrela é brilhar!!!!!!!!!
O raio de sol foi embora e, naquela noite, quando a escuridão chegou a estrelinha olhou para o céu e viu todas as suas irmãzinhas brilhando, formando um imenso tapete de luz. E sorrindo, modestamente falou:
- Vou brilhar de novo, minhas irmãs.
E a estrelinha brilhou e até hoje brilha pequenininha, na imensidão do céu escuro alegremente.

Atividade
A)Copie o texto usando a letra cursiva
B)Dê o significado das palavras escritas em negrito e sublinhadas de acordo com o dicionário.
C)Faça uma linda ilustração do texto.