quinta-feira, 8 de abril de 2010

ATIVIDADE SOBRE NOTÍCIA

ATIVIDADE SOBRE NOTÍCIA
Leia com atenção.

Brasil tem 400 espécies de animais em extinção 22/05/2003
Agência Brasil – No Dia Internacional da Diversidade Biológica, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, entre os quais estão o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies de borboletas, besouros e aranhas. A ministra destacou a importância dessas listas como instrumento para definir políticas de preservação ambiental. Ela lamentou que hoje não se respeitem mais os mitos, que conheceu desde criança, e que sempre contribuíram para a manutenção do equilíbrio ecológico.

“Fui criada numa região em que [...] se eu pescasse um peixe a mais, a Mãe D’água iria me levar para o fundo do rio, se eu caçasse uma presa que não fosse para o meu consumo, o Caboclinho da Mata iria me bater. Infelizmente o homem não respeita mais esses mitos. Por isso, temos que criar regras claras de preservação e, para isso, a lista ajuda muito”, afirmou a ministra. O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies.
Vocabulário André Reis Diniz

diversidade: variedade
fauna: conjunto de animais
extinção: desaparecimento
mitos: histórias imaginárias, de tradição oral; geralmente apresentam personagens
que representam as forças da natureza.
catalogar: ordenar em um catálogo.


Trabalhando o texto
1- Qual é o assunto principal da notícia?
( ) A notícia fala sobre a ministra do Meio Ambiente que chegou de viagem.
( ) A notícia fala sobre as comemorações do Dia do Meio Ambiente.
( ) A notícia fala sobre a apresentação de uma lista com o nome dos animais que estão desaparecendo da nossa fauna.
2- O que quer dizer o título “Brasil tem 400 espécies de animais em extinção”?




3- De acordo com o texto, que animais estão desaparecendo?



4- A mãe d’água, Iara ou sereia, o saci, o curupira, o boto e a caipora são personagens de lendas brasileiras. Você já ouviu falar dessas personagens? Escolha uma delas ou outra que você conheça e escreva o que você sabe sobre suas características.



5- Você sabe o que é preservação ambiental? Caso não conheça essas palavras pesquise-as no dicionário. Em seguida, escreva o que compreendeu sobre essa expressão.


6- Você acha importante conhecer mais sobre os animais em extinção? Por quê?